Atividade Educação Infantil com Caneta e Papel

Atividade educação infantil turma da mônica

Toda criança possui muita energia, elas estão sempre brincando, correndo, pulando, se divertindo de alguma maneira. Para a meninada não existe tempo ruim, afinal com um pouco de criatividade qualquer coisa vira tema para uma boa brincadeira.

A importância das atividades da vida de uma criança deve ser tratada com seriedade, pois é através delas que eles aprendem a lidar com as mais variadas situações.

Em geral as atividades ao ar livre e as que envolvem outras crianças são as preferidas, mas nem sempre é possível sair para brincar.

Os jogos são atividades altamente educativas e que podem ser usados em diversas ocasiões, como nos dias chuvosos das férias, por exemplo. E uma boa dica para esses dias são os jogos que utilizam papel e caneta.

Esse tipo de atividade é considerado um excelente exercício de desenvolvimento cognitivo para as crianças, pois a maioria das brincadeiras exigem planejamento, organização, desenvolvimento de estratégias, etc.

Boa parte dos jogos com caneta e papel pode ser realizada em qualquer lugar e o número de participante também é livre.

Algumas brincadeiras são bem simples e divertidas como o jogo da forca. Um participante escolhe uma palavra aleatoriamente, de preferência ela dever ser bem difícil para que os demais jogadores demorem acertar. A cada letra escolhida que não fizer parte da palavra oculta, um membro do corpo do boneco é desenhado até que ele seja enforcado.

Essa brincadeira é uma ótima maneira de ampliar o vocabulário das crianças, se desejar pode ser usado o dicionário para descobrir uma nova palavra para ser adivinhada.

Outra boa dica é o nosso já velho conhecido jogo da velha, ele é um dos mais populares entre pessoas de todas as idades, além de ser muito fácil de aprender.

Outra brincadeira clássica é o stop, que consiste em sortear uma letra do alfabeto para que se preencha uma lista com diversas categorias como: frutas, cidades, carros, animal, comida, etc. lembrando que todas devem começar com a letra sorteada. Essa atividade exige das crianças rapidez na escrita, velocidade de pensamentos, destreza, além de estimular a competitividade de maneira saudável e ampliar o vocabulário.

Comentários