Atividade Infantil: Jogo dos Palitos

Palitos engraçados

Entreter as crianças pode ser um trabalho muito difícil, afinal elas possuem energia de sobra para as brincadeiras em geral. Muitas delas preferem trocar as horas de brincadeiras com os colegas por algumas horas na frente do computador.

Todo tipo de atividade traz conhecimento, movimento e estímulo, claro, que cada um a sua maneira. Mas é muito importante que as crianças brinquem e pratiquem atividades diferentes.

Adaptar as atividades já existentes é possível na maioria das vezes, basta usar um pouco de criatividade.

Uma boa dica é criar atividades seriadas, ou seja, uma continuação para a brincadeira que foi escolhida, só que fazendo algumas modificações, inserindo novas regras, eliminando outras, aumentando o nível de dificuldade, etc.

Outra boa opção é criar atividades ligadas aos trabalhos manuais. Mesmo com tanta tecnologia cercando e facilitando a vida da população, ainda existe espaço para esse tipo de trabalho.

O desenho e a pintura são os trabalhos manuais mais conhecidos e feitos pelas crianças, uma dica para mudar um pouco o foco é a fabricação de objetos. Confeccionar os próprios brinquedos pode ser uma grande brincadeira para crianças de todas as idades.

O material pode ser variado, desde itens novos até os reciclados. Bonecas, carrinhos, instrumentos musicais (percussão, por exemplo), jogos de tabuleiro, entre outros.

As atividades que estimulam o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito aos colegas também é uma excelente forma de brincar aprendendo.

O jogo corrida de palitos pode ser um bom exemplo. Essa brincadeira pode ser feita ao ar livre, com os colegas em casa e até mesmo em sala de aula. É ideal para crianças com idade a partir dos 5 anos.

O material utilizado é simples, bastam alguns palitos de picolé ou fósforo. Se houverem muitas crianças monte dois ou mais grupos. Coloque-os em fila e escolha uma criança para começara brincadeira. O escolhido deverá pegar os palitos (cerca de 20) e passar para o vizinho com apenas uma das mãos e sem deixar nenhum cair. Todos da fila devem fazer o mesmo até chegar ao último da fileira. Ganha o grupo ou a criança que não deixou palitos caírem.

Para variar a brincadeira faça modificações, use outros itens como tampinhas de garrafas, grãos, bolinhas, etc. Aumente o nível de dificuldade colocando objetos difíceis de segurar.

Comentários