Atividades e Brincadeiras Pensando nas Deficiências Físicas

Atividades com uva

Precisamos ensinar que todas as pessoas possuem diferenças e que algumas, por problemas diversos possuem problemas físicos. Entretanto, devem ser respeitadas da mesma maneira. Como ensinar tais preceitos? Como falar de maneira inteligente as crianças?

Debate franco
Os pequenos devem sempre debater ideias. Se possível, que seja feito um grande círculo. Conte um pouco sobre as deficiências físicas e como acontecem. Depois, pergunte se alguém conhece ou tem algum parente deficiente.

Logo depois, pergunte se os deficientes devem ser respeitados e se sim, como deveriam. Desenvolva o assunto e faça com que argumentem melhorias que o Brasil deveria ter para os deficientes.
Precisa melhorar?

Como resultado do debate, podemos fazer uma experiência para ver se as condições da escola são boas para os deficientes. Vede os olhos dos alunos e tente com que cheguem a lugares diferentes. Procure por pelo menos uma cadeira de roda e com cuidado, tente que um aluno chegue a determinado local da instituição. E, por fim, coloque fones de ouvidos ou qualquer outro objeto que não deixe a criança ter sua audição normal (e seja quase nula) para que, depois, tente comunicar com ela.

Depois de fazer a experiência, tenha outra conversa franca, e pergunte o que deveria ser melhorado na escola.

Produção de Texto
Para terminar nossos estudos sobre a condição da escola, peça que façam uma pequena carta para a diretora, para que digam se o acesso aos portadores de necessidades está bom. Se estiver, eles precisarão parabeniza-la pelo esforço. Caso contrário, sugerir melhorias.

Ajudando os necessitados
Por fim, é necessário, também, ajudar a todos os necessitados, seja para atravessar uma rua ou guia-los de maneira eficaz. Há deficientes físicos na escola? Se sim, faça com que os alunos tenham que ajuda-lo de alguma forma.

Nossa sugestão de atividades visa o comprometimento integral com as necessidades dos nossos colegas. Inicialmente, para debater e depois para colocar à mão na massa. Visa o respeito e a atitude. Todas as tarefas podem ser incrementadas ou alteradas. O importante é trabalhar com todos os pontos que devem ser observados.

Comentários