Atividades Infantis para Ensinar a Leitura

Leitura infantil

É muito importante que as crianças sejam estimuladas durante toda a infância, pois é durante esse período que elas formam seus conceitos, desenvolvem a coordenação, a criatividade, memorização, etc.

Os estímulos podem ser passados as crianças através de brincadeiras e atividades e em geral.

O hábito da leitura é um dos estímulos mais importantes que devem ser trabalhados com as crianças de idades variadas. É através dele que elas aprenderão a ler, escrever, interpretar e compreender uma serie de situações que serão importantes para o resto de suas vidas.

Esse hábito é considerado simples e pode ser aplicado por pelos pais em casa e pelo professor na escola, basta um pouco de empenho e paciência.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam para desenvolver o hábito da leitura não é necessário o uso de técnicas complexas ou somente com a ajuda de profissionais e especialistas. Para conseguirmos resultados práticos e altamente satisfatórios, algumas atividades simples são extremamente eficazes.

Escolher atividades estimulantes não é uma tarefa tão difícil, já que grande parte das brincadeiras infantis é altamente educativa, isso vale até para as mais simples.

Para as crianças menores que ainda não aprenderam a ler o ideal é ler em voz alta livros com historias infantis. Mesmo que a criança não entenda o conteúdo, está comprovado que ao ouvir os sons aos poucos ela se familiarizará com eles. No mercado existem diversos livros voltados para crianças de até 3 anos, onde é possível que eles toquem os desenhos através de texturas, relevos, etc.

Procure fornecer livros e revistas ricos em ilustrações, com poucas palavras, muita cor e figuras que a criança possa reconhecer, como bichos, cores, formas geométricas e letras.

O ato de contar histórias faz com a criança use a sua criatividade para recriar em sua mente o que está sendo falado e a partir daí ela irá formar ideias e criar as suas próprias histórias.

Outra boa opção são os livros que já possuem propostas de brincadeiras, seja em forma de jogo, de canções para brincar de roda, etc.

Quanto mais as atividades forem estimulantes mais atenção as crianças darão a elas.

Comentários