Atividades Pedagógicas de Alfabetização

As atividades pedagógicas são muito importantes, pois ajudam no processo de aprendizagem dos alunos de um modo geral. Por isso, eles precisam ser aplicados dentro de sala de aula como forma de complementar as teorias que precisam apresentadas aos alunos durante a sua fase de alfabetização.

Quando os alunos estão aprendendo a ler e a escrever eles precisam desenvolver a sua capacidade de relacionar as palavras com os objetos em sí. Esta é uma atividade que eles já começam a desenvolver em casa, no relacionamento com os pais, irmãos e primos, mas é dentro da sala de aula que eles vão fixar este tipo de conteúdo.

Além disso, as atividades que acabam relacionando palavras e desenhos ou figuras de um modo geral também ajudam no desenvolvimento das conexões cerebrais que vão permitir com que eles continuem fazendo isso sozinhos, ao longo da vida.

Como as crianças, nesta fase de alfabetização, precisam ser muito visuais, atividades como ligue ligue, na qual eles precisam criar uma reta entre uma palavra ou imagem, ou então as que permitem com que as pessoas liguem figuras que comecem com a mesma letra, são muito importantes.

Autoditado também costuma ser uma atividade pedagógica de alfabetização muito interessante. Basicamente consiste em uma filha na qual os professores colocam algumas imagens e as crianças precisam escrever os nomes delas ao lado. Este tipo de atividade pode parecer simples para as crianças, mas realmente acabam sendo muito importantes.

As famosas cruzadinhas também acabam surgindo como atividades pedagógicas muito interessantes para os alunos que estão em uma fase um pouco mais avançada do processo de alfabetização. Basta colocar imagens e solicitar que os alunos preencham com os nomes dos mesmos nas cruzadinhas. Colocar uma palavra como exemplo pode ajudar as crianças na hora de compreender o que está sendo pedido.

Comentários