Atividades Pedagógicas de Ciências

A partir da segunda etapa do ensino fundamental, depois que as crianças aprendem a ler e também a escrever, chega a hora delas começarem a ter contato com outras matérias e assuntos importantes, que serão trabalhados para o restante da sua vida escolar. E um dos assuntos que mais desperta a curiosidade dos jovens é a ciência.

Afinal de contas, esta disciplina acaba trabalhando uma série de assuntos que pode ser visto na prática com mais facilidade do que a grande maioria das outras disciplinas trabalhadas dentro de sala de aula. E os professores podem acabar trabalhando uma série de assuntos, inclusive com tarefas que podem ser propostas para serem feitas em casa, o que ajuda a manter o envolvimento dos estudantes.

Uma atividade pedagógica muito interessante que pode ser feita dentro da matéria de ciências é a criação de um solo agrícola. Existe uma grande quantidade de tipos de solo que podem ser reparados, e esta atividade acaba fazendo com que os alunos coloquem a mão na massa, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Para fazer um solo agrícola na sala ou em casa, o professor pode solicitar os seguintes itens para os estudantes: Cada equipe de alunos deve trazer 5 latas do tamanho da de leite condensado, furadas em baixo;

Jornal velho;

1 copinho de café medidor;

1 saco plástico;

Areia;

Argila;

Calcário;

Húmus (terra vegetal);

Feijão;

Palito de sorvete;

Água.

Depois, a partir dos conhecimentos repassados aos alunos, eles podem ser desafiados a criar o solo. É importante que os alunos consigam criar um ambiente que permita com que a vida seja germinada. Isso pode ser feito com a ajuda do jornal, da argila e também dos copinhos de areia. É importante que os alunos saibam quais são as proporções corretas de cada item que precisam ser colocados no ambiente para que o solo seja criado, e desta forma as plantas e vegetais possam se desenvolver.

Comentários