Atividades Pedagógicas de Datas Comemorativas

O grande desafio dos professores hoje em dia é conseguir manter a atenção dos alunos. Afinal de contas, além das dificuldades convencionais e tradicionais que acabam sendo observadas no ensino como um todo, as crianças estão cada vez mais cedo conectadas, utilizando smartphones e outros tipos de dispositivos dentro da sala.

Mas existem uma série de assuntos que acabam sendo muito importantes de serem abordados dentro da sala de aula e que ajudam a manter os níveis de interesse dos mais jovens. Um bom exemplo disso são as datas comemorativas. Trata-se de um assunto que geralmente acaba despertando a curiosidade dos estudantes.

Existem diversas atividades pedagógicas que podem ser feitas a partir do assunto de datas comemorativas. É sempre importante ter em mente que este é um assunto que geralmente funciona com as crianças, e que nem sempre acaba tendo um efeito esperado com os pré-adolescentes, por exemplo. Neste caso, é sempre importante que os educadores nunca esqueçam de trabalhar as questões lúdicas, tão importantes para os pequenos.

É importante que, durante as atividades pedagógicas, as crianças também acabem aprendendo informações relativas a este tipo de datas comemorativas, até mesmo para elas não pensarem que se trata apenas de um dia que elas não precisam ir na aula e que seus pais não precisam trabalhar.

Uma dica interessante é sempre trabalhar os elementos que possam ser diretamente relacionados com a data comemorativa em questão. No caso do carnaval, por exemplo, as palavras que podem acabar sendo trabalhadas são Fantasia, Desfile, Música, Máscara, Samba e Serpentina.

Já no caso das festas juninas, as atividades podem ser propostas para que os alunos escrevam ou expliquem o que é a festa junina na concepção deles. Isso pode ser um tema de debate dentro da sala de aula.

Já o dia da bandeira pode ser interessante para os educadores trabalharem atividades artísticas, como pintar e recortar a bandeira do Brasil, por exemplo.

Comentários