Atividades Pedagógicas de Pontuação e Acentuação

A pontuação e também a acentuação são dois assuntos de fundamental importância para os alunos que estão sendo alfabetizados. A língua portuguesa conta com uma série de particularidades que tornam ela complicada de ser dominada até mesmo pelos nativos. E um dos principais motivos para que ela seja considerada complicada é justamente a grande quantidade de sinais gráficos que precisam ser utilizados.

Para as crianças esta é uma parte que realmente pode ser um tanto quanto confusa, especialmente no começo. Afinal de contas, elas acabaram de aprender os significadoS de uma série de sinais gráficos, que são as letras, e agora já acabam tendo que aprender sobre a utilização de uma grande quantidade de outros sinais estranhos, mas muito importantes.

Na hora de escolher as atividades pedagógicas para o ensino de pontuação e acentuação, uma dica importante é usar e abusar das imagens e das ilustrações, pois elas ainda são muito importantes para os pequenos. Neste caso, realmente acaba sendo recomendado apresentar cada um dos sinais gráficos e dos acentos como se eles fossem personagens. Assim a criança pode se identificar com cada um deles, ao mesmo tempo que aprende a forma correta de utilizar cada um dos mesmos.

Antes de ensinar as regras de acentuação, por exemplo, é fundamental que as crianças acabam conseguindo identificar as palavras e seus assentos. Uma dica de atividade pedagógica interessante é propor que os pequenos encontrem palavras que apresentem determinados acentos, para que eles possam ser colocados dentro de cada categoria.

Como este é um assunto mais complexo, pode ser que as crianças acabem se perdendo no meio do processo. Portanto, sempre que for repassada uma atividade de completar ou então de identificar os acentos, a dica é propor uma outra atividade lúdica na mesma folha, como pintar um determinado desenho que esteja ilustrando a situação.

Comentários