Atividades Pedagógicas de Produção de Texto

A partir de um determinado momento, depois que as crianças acabaram tendo o seu primeiro contato com a produção de histórias mais simples, a dica é ir aumentando, aos poucos, a dificuldade, aguçando sempre a criatividade e também a imaginação dos pequenos. Um item que precisa ser trabalhado, por exemplo, é a continuidade que um texto ou uma história precisa ter.

Neste caso, a atividade pedagógica apresentada pode ser uma sequência com dois ou três quadrinhos que apresentam uma determinada situação. É importante que elas tenham uma relação óbvia e não subjetiva (utilizar os mesmos personagens é importante para os pequenos conseguirem reconhecer isso logo de cara) e também é importante que exista um espaço para que as crianças possam criar a sua história.

Dando sequência as atividades de produção de texto que permitem que os alunos comecem a desenvolver habilidades mais interessantes e completas na hora de criar uma história ou redação, o desenvolvimento dos personagens acaba sendo muito importante, bem como a relação entre eles.

Neste caso, a dica é apresentar uma ou mais cenas envolvendo dois ou três personagens diferentes. Antes de iniciar o processo de produção do texto, é importante apresentar um roteiro de perguntas que precisam ser respondidas. Por exemplo, se os personagens foram duas crianças, pergunte o nome delas e peça para os alunos identificar a ação ou objetos que estão sendo utilizados.

Depois que os personagens e a situação for estabelecida, os alunos podem começar a desenvolver a história, sempre respeitando as informações que foram respondas no roteiro anterior. Isso vai permitir que as crianças comecem a trabalhar de uma forma mais organizada com as informações, criando um texto com sequência e coerência.

Lembre-se que, para estas atividades mais complexas, é fundamental que exista um momento em sala de aula para os professores explicarem a atividade, bem como tirarem qualquer dúvida que possa surgir.

Comentários