Atividades Pedagógicas de Produção de Texto

Quando as crianças estão alfabetizadas, dominando o significado das palavras e regras básicas que permitem com que elas comecem a se expressar através de sentenças, elas já podem começar a desenvolver seus primeiros textos. Este é um momento realmente importante, pois as crianças aprendem efetivamente uma forma de comunicação que servirá de base para a vida inteira.

Para incentivar as crianças a começar a desenvolver a produção dos seus textos, é preciso que o professor consiga propor atividades que incentivem as crianças a escrever os textos. É sempre importante ficar atento para o lado lúdico, que segue sendo muito forte para os pequenos. Por isso, as atividades propostas de produção textual sempre devem aguçar a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Uma dica interessante de atividade que pode ser proposta para as crianças é o desenvolvimento de histórias a partir de uma série de desenhos que são apresentados e mostrados. A atividade pode propor uma série de desenhos e situações e as crianças devem escolher as que mais gostam para escrever. Aliás, esta é uma tática interessante, pois o professor permite que eles tenham um determinado poder de escolha.

Uma outra atividade que envolve produção de texto e que também acaba sendo muito interessante para as crianças é a criação de uma história que precisa ser continuada a partir de uma frase inicial. Par aguçar ainda mais a criatividade dos alunos, a atividade pode apresentar ainda uma ilustração, que vai ajudar na hora de dar continuidade ao tema proposto.

Propor a produção de um texto a partir apenas de um título também pode ser uma atividade interessante, ainda mais quando a ilustração apresenta um personagem que precisa ser desenvolvido. Mas é importante que o educador trabalhe em sala de aulas as questões que envolvem a criação do personagem em questão.

Comentários