Atividades Pedagógicas: Desafios Matemáticos

A matemática é uma das disciplinas mais importantes para as crianças e para os adolescentes. Pesquisas comprovam que os países mais desenvolvidos acabam tendo crianças e adolescentes com maiores conhecimentos da ciência dos números, que por sua vez acaba se transformando em conhecimentos científicos que vão fazer com que a nação evolua.

Mas os brasileiros acabam tendo extrema dificuldade com a matemática, e muitos simplesmente não se dedicam aos estudos dos números por achar muito complicado ou simplesmente por não ver nenhuma aplicação no seu dia a dia. E isso pode acabar se tornando mais do que um problema pessoal dos alunos, mas também um problema nacional.

E um dos principais motivos apontados pelos alunos de não conseguirem se envolver com a matemática é a metodologia que os professores acabam tendo dentro de sala de aula, incentivando não o pensamento lógico, que é a base da matemática, e apenas a “decoreba”. Por isso, é fundamental inovar nas atividades propostas em todas as disciplinas, mas especialmente na matemática.

Uma dica interessante de atividade que pode ser proposta é o Sodoku, que é um passatempo que pode acabar se transformando em um grande desafio lógico. Confira um exemplo de anunciado de atividade utilizando como base o Sodoku:

“Complete o quadro grande com as figuras geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo) de tal forma que as figuras não se repitam nas verticais, nas horizontais e nem nos quadros menores.” É importante também que o educador coloque um exemplo para que o aluno entenda o que precisa ser feito.

Outros desafios interessantes de matemática são os de completar a expressão com base nos resultados. Os professores colocam uma determinada expressão sem os números e apresentam o resultado final. Depois os estudantes acabam sendo desafiados a encaixar os números para chegar até o resultado que já está colocado no papel.

Comentários