Atividades Pedagógicas Para Aprender Substantivos

Quando as crianças estão passando pela sua fase de alfabetização elas acabam tendo que aprender uma série de termos e regras que fazem parte da língua portuguesa. Os substantivos geralmente acabam representando o primeiro contato com as crianças possuem com a língua portuguesa nas suas regras formais.

Um substantivo nada mais é do que uma palavra que pode designar um ser, uma coisa ou ainda uma substância. Portanto, muitas palavras que as crianças dominam e acabam utilizando no dia a dia da sua comunicação primordial, são substantivos. Promover atividades pedagógicas para que elas consigam desenvolver conhecimentos necessários sobre substantivo é realmente muito importante.

Para começar a apresentar as regras e os tipos de substantivos, bem como as formas que as palavras acabam assumindo, a dica é trabalhar com imagens ou então com canções populares, que as crianças gostem e entendam. Somente desta forma as crianças vão acabar desenvolvendo interesse em relação a atividade.

Uma das primeiras regras que as crianças acabam tendo que aprender relacionado aos substantivos é a criação do diminuitivo. Uma atividade interessante e que pode incentivar o aprendizado é criação do diminuitivo a partir de uma série de substantivos apresentados. Na mesma atividade, para as crianças que estão aprendendo, a dica é apresentar as regras e pedir para que o aluno classifique cada uma das palavras de acordo com a situação.

Para ajudar as crianças na hora de fixar determinadas regras ou determinados tipos de substantivos, uma atividade pedagógica que acaba sempre se mostrando muito interessante é sublinhar determinadas palavras que possam ser encontradas em uma determinada história. Assim as crianças estão exercitando os conhecimentos de língua portuguesa, mas também estão treinando a leitura, o que sempre é muito importante para os pequenos.

Jogos da memória, nos quais as crianças precisam encontrar o substantivo e uma figura ou ação correspondente, também acaba sendo muito interessante.

Comentários