Atividades Pedagógicas Com Trava-línguas

Quando as crianças estão passando por uma determinada fase da alfabetização elas podem começar a brincar com as palavras. Este tipo de atividade realmente é muito interessante pois permite com que os alunos comecem a trabalhar com uma série de conhecimentos que são adquiridos ao longo das aulas.

Uma atividade pedagógica que sempre acaba sendo muito interessante por ser divertida e, ao mesmo tempo, exigir do aluno uma série de conhecimentos, é o trava-língua. Estes exercícios podem ser feitos tanto dentro da sala de aula como uma tarefa que possa ser realizada em casa. De qualquer forma, essa é uma excelente forma de trabalhar diversos assuntos dentro do português.

A principal dificuldade do trava-línguas é realmente fazer com que as crianças consigam falar uma determinada frase que contenha uma série de palavras que, juntas, acabam sendo difíceis de serem pronunciadas. Portanto, para começar a atividade, a dica é apresentar uma série de frases que possam ser consideradas trava-línguas. Escrevendo estas frases em uma folha os alunos poderão ler rapidamente para treinar a sua dicção.

Como o trava línguas geralmente acaba contando uma pequena história ou apresentando uma determinada situação bastante lúdica, as crianças também podem acabar trabalhando algumas outras áreas do ensino. Por exemplo, os professores podem pedir que os estudantes acabem desenhando determinados elementos citados no trava-línguas proposto.

A atividade também pode acabar sendo utilizada para explicar determinadas regras da língua portuguesa. Por exemplo: “Em geral, os trava línguas mais complicados são aqueles que têm dígrafos ou encontros consonantais. Quer saber o que é um dígrafo? É o grupo de duas letras que representa um único fonema. Eis alguns dígrafos da língua portuguesa: lh, nh, ch, rr, ss, sc, qu, gu (estes dois últimos, apenas quando estiverem seguidos de e ou i)”.

Portanto, este é um tipo de atividade que pode ser trabalhado das mais variadas formas e que pode agregar muitos conhecimentos para os alunos como um todo.

Comentários