Brincadeira de Caça ao Tesouro

Caça ao tesouro

Caça ao tesouroQuem se lembra desta brincadeira de caça ao tesouro? Os adeptos a detetives são fãs de carteirinha!

Vale a pena se recordar dos momentos da infância e apresentar brincadeiras tão divertidas quanto esta às crianças.

A Caça ao tesouro é ideal para entreter meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade. A atividade poderá acontecer num quintal, salão de festas, no condomínio residencial, na garagem, dentro de casa, etc. E como toda a brincadeira, esta também deve ser segura, por isso é recomendada a presença de um adulto.

Além de muito divertida, inteligente e misteriosa, esta opção é ótima pra despertar várias habilidades, entre elas: a agilidade, a criatividade, a atenção, o trabalho em equipe, a concentração, a cooperação, a intuição, a estratégia, o raciocínio lógico e muitas outras.

Com no mínimo três participantes, um lápis, papel, fitinhas coloridas e recompensas (como balas e chocolates), a diversão já poderá começar.

Numa área definida, o condutor da brincadeira (que pode ser um adulto) deverá espalhar as pistas anotadas num papel: cada pista trará uma informação que levará a outro papel com outra pista e assim sucessivamente. O último papel com a última pista, finalmente, levará o participante ao tesouro.

Pra começar a brincadeira, os jogadores receberão uma pista inicial para dar o “start” à caça ao tesouro. As pistas poderão sempre ser adaptadas conforme a idade dos jogadores: com crianças pequenas, as pistas devem ser mais óbvias, enquanto com as crianças mais velhas poderão ser feitas anotações que aumentem a dificuldade do jogo.

A diversão fica por conta das pistas que podem criar dúvidas e trazer interrogações ou charadas. Os enigmas que podem trazer frases inacabadas são uma das opções que trazem emoção ao jogo e levam os jogadores a se unirem pra tentar desvendar o mistério. As charadas não necessariamente indicarão a solução do problema se resolvidas, mas apontarão um novo bilhete com uma nova pista.

Com um grande número de jogadores, pode haver uma competição entre equipes. Neste caso,  as fitas coloridas poderão ser usadas para diferenciar os bilhetes de cada grupo.

Agora é só reunir a criançada e se divertir!

Comentários