Brincadeira de Corre Cotia

Corre cotia

A atividade infantil conhecida como Corre Cotia é uma brincadeira realizada em grupo que é bastante conhecida por diferentes gerações. Quanto mais crianças pra brincar, mais divertida esta atividade fica. Com certeza, a maioria dos pais de crianças já brincou e muito de Corre Cotia. Uma opção de entretenimento com regras bem simples, que envolvem muita atenção, perseguição e acima de tudo diversão!

Vamos recordar?

Corre Cotia é um clássico muito abrangente, pois aceita crianças pequenas, também: a partir dos 3 aninhos de idade já pode entrar pra esta animada corrida em forma de círculo. Só não esqueça que deve haver a presença de um adulto responsável.

O jogo pode ser feito no quintal de casa, no jardim, na garagem, no condomínio residencial, no parque, no clube, na praça, na praia, no salão de festas, numa chácara, entre outros. Pode ser inserido em reuniões familiares, animando o dia das crianças, aniversários, dia dos pais e dia das mães, por exemplo!

A brincadeira é recomendada para no mínimo 5 participantes, estimulando habilidades e atitudes importantíssimas no crescimento dos pequenos, como a socialização com outras crianças, a atividade em grupo, o cumprimento de regras, o condicionamento físico, a agilidade e a atenção.

Mas quais são as regras desta atividade, mesmo?

As regras são fáceis, confira: todos os jogadores, com exceção de uma criança, ficarão sentados, formando um círculo. Aquele que ficou de fora da roda será o “pegador”. Com um lencinho nas mãos ele caminhará lentamente em volta da roda enquanto os demais cantam a música correspondente ao próprio jogo Corre Cotia:

“Corre cotia na casa da tia

Corre cipó, na casa da avó

Lencinho branco caiu no chão

Mocinha bonita do meu coração”

Durante esta cantoria o “pegador” deixa cair o lenço atrás de um dos colegas, sem que ninguém perceba. Para agilizar e a criança não ficar andando em volta do círculo por muito tempo, depois de uns instantes de ter jogado o lenço ele poderá anunciar que todos devem olhar pra trás para saber quem está com o lenço, dizendo: “posso jogar?”. Enquanto os demais respondem: “pode!”. Fazendo uma nova pergunta: “Ninguém vai olhar?”. E todos respondem: “não”. A partir daí todos olham e quando o participante que está com o lenço perceber que o mesmo está atrás dele, começará então a perseguição: o “pegador”, deve correr na tentativa de ocupar o lugar vago. Se acaso for apanhado antes de sentar no lugar vazio, o “pegador’” continuará na mesma função. Conseguindo ocupar o lugar, o jogador que encontrou o lenço será o “pegador”.

Comentários