Brincadeira Infantil para a Páscoa

Mundialmente comemorada a páscoa é uma data muito importante para os cristãos. Nessa época as vitrines das lojas se enfeitam, são colocados a venda os famosos ovos de páscoa e o comércio em geral se envolve com a data.

Entre as crianças esse é o segundo melhor feriado do ano, perdendo apenas para o natal, por isso é importante valorizar essa data com as crianças, repassando um pouco mais de conhecimento, alegria e tradições.

A melhor maneira de trabalhar com as crianças e fazê-las aprender brincando. Assim, algumas brincadeiras fáceis podem ser usadas para transmitir a elas os símbolos e o significado desta data.

A brincadeira mais tradicional para se fazer nessa época é a caça aos ovos do coelho. Em geral ela deve ser feita com crianças entre 3 e 8 anos de idade. Os pais ou o professor (a) escondem ovos pela casa, quintal, pátio da escola, jardim, etc.

Uma dica interessante é deixar pequenas pegadas pelo local, como se fosse pistas de que o coelho esteve por ali, para fazê-las é fácil, basta usar os dedos e um pouco de farinha de trigo ou talco e sair deixando as pistas. Algumas delas podem levar ao esconderijo de algum dos ovos.

Os ovos usados podem ser de chocolate ou de galinha, se desejar pinte-os com temas da páscoa ou simplesmente deixe-os coloridos e mais atrativos. Antes de liberar as crianças para a busca promova um circulo com elas para debater um pouco sobre a história da páscoa, sobre a tradição do coelho, dos ovos, etc.

Outra brincadeira é a corrida dos ovos. Para realizá-la bastam algumas colheres de sopa e ovos cozidos. Cada criança deve percorrer um determinado espaço ou fazer um trajeto com a colher na boca, mas em cima da colher deve estar o ovo cozido. Quem conseguir pode ser premiado com um ovo de páscoa de chocolate ou outro incentivo da sua preferência.

O mais importante é que os principais símbolos desta data sejam valorizados e repassados de maneira respeitadora aos pequenos.

Comentários