Brincadeira do Passa Anel

Passa anel

Passa Anel é mais um clássico das atividades infantis. Todo mundo já brincou um dia. E pra quem quer ensinar os pequenos, esta é a chance de reviver esta diversão.

Com acompanhamento de um adulto, meninos e meninas a partir de 6 anos de idade podem participar deste jogo. A atividade pode acontecer dentro de casa, no quintal, na praça, na garagem de casa, no parque, no clube, num salão de festas, no jardim, numa chácara, na praia, etc.

Esta opção estimula a imaginação, o convívio com outras crianças, a criatividade, o cumprimento de regras, a atenção, etc.

Com no mínimo 8 participantes e um anel a diversão já pode começar! Mas antes de dar o “start”, um dos jogadores será selecionado para passar o anel. O restante da equipe irá formar uma fila onde todos ficarão com as mãos juntinhas, unidas com um espaço entreaberto, como uma conchinha fechada. O participante condutor do anel também irá posiciona suas mãos da mesma forma: em formato de conchinha, mas este com o anel dentro. Desta forma, ele deverá passar as mãos dele, juntas e fechadas, dentro das mãos de cada um dos participantes. Em algum momento que ele julgar conveniente, ele escolherá um dos jogadores para então deixar o anel cair em suas mãos, mas sem que o restante dos colegas perceba. Depois, para disfarçar, ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel.

Depois o “passador” escolherá algum participante (que não seja aquele que ficou com o objeto), pedindo que este adivinhe com quem o objeto está. Se acertar, automaticamente ele será o próximo “passador de anel”. Se acaso errar, o jogador será eliminado do jogo.

Uma dica para a brincadeira ficar ainda mais interessante é dar ao passador mais de um objeto, ou seja, ele terá dois objetos nas mãos. Um será o anel e o outro poderá ser uma bolinha de gude ou uma moeda. Nesta versão é necessário escolher antes quem deverá adivinhar onde está o anel. Cada objeto será passado para uma pessoa diferente. O participante escolhido então terá que adivinhar qual o objeto está nas mãos de qual participante.

Comentários