Brincadeiras e Atividades para Páscoa

Atividade páscoa para colorir

Conheça as brincadeiras da páscoa.

O feriado da Páscoa se aproxima, é no domingo de Ramos que se inicia a Semana Santa e as demais celebrações da igreja católica. Para os cristãos é tempo de jejuar, orar e refletir sobre diversas coisas.

Nas escolas a comemoração da páscoa também é marcada por celebrações, ensinamentos e principalmente por brincadeiras e atividades lúdicas em geral.

A caça aos ovos de páscoa está entre as brincadeiras mais conhecidas pelas crianças. Ela é muito simples e pode ser feita tanto na escola quanto em casa. Basta esconder os ovos em um ambiente (atrás de móveis, em um quintal, etc), em seguida faça com os dedos sujos de farinha de trigo ou de amido de milho pequenas pegadas imitando as patas de um coelho. Estas pegadas direcionam ao esconderijo dos ovos, algumas podem até mesmo ser falsas. Na caça aos ovos vale tudo. Ganha quem encontrar o maior número de ovos.

Uma boa dica é substituir os tradicionais ovos de páscoa de chocolate por ovos de galinha pintados a mão. A tarefa de pintar os ovos também pode ser feita pelas próprias crianças nos dias que antecedem a páscoa.

A corrida do ovo também é outra atividade interessante para ser feita com os pequenos. Ela é bastante simples, serão necessárias algumas colheres e ovos cozidos. O objetivo da brincadeira é fácil, as crianças devem andar equilibrando o ovo na colher, ganha quem conseguir percorrer o trajeto sem derrubar o ovo. O premio para o vencedor pode ser um belo ovo de chocolate.

Para animar os grupos de mais crianças a corrida de coelhos é a atividade ideal. Divida as crianças em duas equipes, marque no chão usando um giz uma linha que indicará a chegada e a saída. As crianças deverão se posicionar atrás dessa linha, ao ouvir o sinal elas devem sair uma a uma saltando como um coelho até um determinado ponto e depois retornar a linha. Vence a equipe que conseguir terminar primeiro.

Essas atividades são uma forma divertida de comemorar a páscoa. Entre uma brincadeira e outra também vale propor discussões sobre essa data tão marcante.

Comentários