Brincadeiras Folclóricas para as Crianças

Atividade folclórica Emília

 

Grande parte daquelas brincadeiras que toda criança gosta, fazem parte do folclore brasileiro. O folclore na verdade é o ato de ensinar e repassar as futuras gerações um pouco mais sobre a cultura de um povo, tudo isso através de lendas, musicas, brincadeiras, literatura, etc.

As atividades folclóricas nunca deixarão de ser lembradas e brincadas pelas crianças de todas as idades. Muitas delas foram ensinadas pelos pais e/ou professores e continuarão sendo transmitidas com o passar do tempo.

Entre as brincadeiras preferidas pelas crianças temos:

Pipa ou papagaio: o nome dessa brincadeira pode variar de acordo com o estado brasileiro. Esse brinquedo é confeccionado de papel de seda colorido e varetas de seda. Sua forma também pode variar, basta usar um pouco mais a criatividade.

Pega-pega: essa atividade deve ser realizada com um grupo de crianças, todas devem correr bem rápido para não serem tocadas. Quem for tocado passa a correr atrás das outras crianças.

Adivinhas: essa é uma brincadeira enigmática, trata-se de perguntas ou desafios que devem ser respondidos pelas crianças.

Cirandas de roda: também conhecida como cantiga de roda, é um tipo de dança muito comum no nordeste do país. As cirandas entoam cantigas populares que foram passadas através das gerações, elas falam de costumes e lendas regionais.

Esconde-esconde: essa atividade é a preferida da garotada. Um grupo de crianças escolhe uma delas para ficar de olhos fechados contando até um certo número, enquanto uma delas conta, as demais se escondem. Ganha aquele que encontrar todos os escondidos.

Bolas de gude: pequenas bolinhas coloridas fabricadas em vidro. Tradicionalmente é uma brincadeira de meninos, todos ficam sentados no chão com suas bolinhas, o objetivo do jogo é acertar a bolinha do adversário. Ganha quem fizer mais pontos ou ficar com o maior número de bolas dos colegas.

Outras atividades folclóricas que as crianças com certeza vão gostar são os trava-língua, rodar pião, os livrinhos da literatura de cordel, entre outros.

Essas atividades são altamente educativas e podem ser realizadas no quintal de casa, na escola, com os amiguinhos da rua e até mesmo dentro do apartamento.

O importante é estimular as crianças a conhecer novas atividades e a se divertirem.

Comentários