Brincadeiras Infantis para o Dia das Crianças

Educação infantil dia das crianças

Sem sombra de dúvidas, o dia das crianças é o momento em que é possível fazer o maior número de brincadeiras e atividades. Diremos aqui apenas algumas possibilidades. Entretanto, são quase infinitas e devem ser tidas apenas como sugestão.

Rua de Lazer

Com certeza é o tipo mais utilizado na famosa semana das crianças. É um momento em que elas somente brincam e fazem bagunça. Os profissionais da educação criam diversas brincadeiras para o dia. Sugerimos que todas as crianças sejam dividas em grupos e que em todo o dia tenha atividades competitivas, visto que, dessa forma, os alunos aprenderão como ganhar e perder jogos e qual reação deve ser tomada em cada vitória ou derrota. Entretanto, deve ser sempre salientado que o importante da semana não é a vitória, mas a comemoração do dia.

Quadro de sugestão

Pode ser importante que as crianças possam escolher as brincadeiras que terão direito de fazer. Então, deixem reservado alguns espaços na programação para as melhores brincadeiras que foram escolhidas por eles.

Ensino ao respeito

Pode ser importante usar o dia para propagar o respeito às crianças. O que a escola pensa que é uma educação perfeita? O que é um abuso infantil? Quais são os direitos dos pequenos? E os seus deveres? Se os profissionais desejarem incrementar, podem fazer uma “roda viva” em que algumas crianças comentaram as ideias da escola e o que fala a lei.  A roda viva pode ter também debates entre pais e filhos. O que os pais acham de namoro? O uso de celular? E como as crianças reagem a tais ideias?

Lanches

Uma semana com lanches diferentes prepara as crianças para as novidades e eventos que estão acontecendo, afinal a semana é deles. Preparem uma alimentação que será bem recebida pelos pequenos, mas que não faça mal a eles.

A semana das crianças pode conter vários eventos simultaneamente. A escola deve estar preparada para inovar e contar com os alunos neste processo de novidades. O ideal é fazer uma semana sadia, interessante e que mude de alguma forma a vida dos pequenos.

Comentários