Brincadeiras para Educação Infantil

Pula corda infantil

Todas as atividades lúdicas são ideais para serem trabalhadas com crianças, pois elas possibilitam uma serie de benefícios, inclusive favorecem no processo de aprendizagem.

As brincadeiras em geral podem ser trabalhadas com turmas de idades variadas, afinal o que é realmente importante é o objetivo.

Uma boa dica são as brincadeiras com cordas, elas podem ser trabalhadas com diversas turmas, faixas etárias e em locais variados.

Toda brincadeira com cordas trabalha a flexibilização da criança, além da coordenação motora, interação social, respeito aos colegas, limitações dos outros participantes, além de explorar movimentos diferentes, velocidade, sintonia, entre outros.

É muito importante que o professor proponha para a turma outras formas de utilizar a corda (pular em duplas ou trios). Outra opção é diversificar as regras, como fazer com que os alunos pulem corda repetindo versos de uma canção, contando uma piada, tocando a mão no chão, recitando o alfabeto, etc. Se preferir converse com os alunos da turma para que eles proponham outras brincadeiras para serem realizadas.

Depois de proposta a atividade cabe ao professor observar se turma aprimorou a ideia e se eles passaram a brincar com mais autonomia a partir de então. A observação sobre a adaptação as regras impostas também é fundamental, principalmente quando surge alguma dificuldade no grupo. Se for preciso faça intervenções e converse com as crianças.

No caso de turmas que possuam alunos com algum tipo de deficiência física é necessário pensar em alternativas para a participação deles. Esta é uma oportunidade importante para pedir que as outras crianças auxiliem os colegas.

Não existem atividades exclusivas, é fundamental lembrar ao professor que sempre será possível fazer adaptações às brincadeiras para que todos tenham acesso a ela. É preciso também conversar com as crianças sobre a inclusão na rotina de todos os colegas, mostrar a importância da participação, do respeito e cooperativismo.

As brincadeiras com cordas podem ser realizadas em grupos ou individualmente. Cabo de guerra, chicotinho queimado, passar por debaixo da corda, pular corda, entre outras brincadeiras que possuem cantigas são as mais comuns.

Comentários