Brincadeiras e Provas para Gincana Infantil

Gincana infantil crianças

O processo de educação de uma criança envolve diversas fases, por isso é preciso estar sempre atento as rotinas do cotidiano.

Durante as fases escolares é que a criança aprende um pouco mais sobre a convivência com outras crianças e sobre como se dá as relações sociais ao longo da vida. É nesse período que os limites de convivência e principalmente os de respeito são aprendidos.

É na escola que as crianças aprendem sobre o espírito de coletividade através de brincadeiras em grupo e das gincanas.

As gincanas infantis são uma excelente forma de ensinar as crianças sobre o trabalho em equipe, a interação social e o colaboracionismo.

Uma importante vantagem de trabalhar a gincana com os alunos é que ela pode englobar vários setores ligados a educação.

As brincadeiras esportivas, por exemplo, devem envolver algum esporte (futebol, vôlei, queimada, corrida, etc) o instrutor irá trabalhar o sistema de trabalho em equipe.

Já uma gincana cultural pode ser criada através do próprio conteúdo dado em sala de aula. Uma boa dica é uma rodada de perguntas e respostas sobre determinada matéria ou até mesmo sobre conhecimentos gerais.

As gincanas são uma boa maneira de estimular as crianças a participarem de competições de forma saudável e organizada. Se o instrutor desejar a gincana pode ter algum tipo de premiação, esse estímulo também é muito importante para as crianças.

Um ponto importante que deve ser incluído na gincana são as pontuações, recomenda-se pontuar cada categoria da gincana, de forma que todos os participantes ganhem algum ponto, afinal o interesse desse trabalho é para que não haja criança ou equipe desmotivada.

Gincanas que promovem a ação social e estimulam a caridade também podem ser realizadas com os alunos. Um bom tema é a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições de caridade da cidade.

É importante ressaltar que a escolha das brincadeiras para a gincana deve ser feita levando em consideração a faixa etária dos participantes.

Comentários