Brincar de Mímica Dicas

Mímica

Mímica é uma das brincadeiras que ainda hoje mais conquista crianças e adultos. Quem nunca brincou de mímica não sabe o quanto esta atividade é divertida.

E pra quem já brincou e agora quer ensinar aos pequenos, basta acompanhar as dicas a seguir e se preparar para bons momentos de descontração e muitas risadas!

O jogo pode integrar crianças a partir dos 8 anos de idade. E a atividade pode acontecer dentro de casa, no quintal, no clube, num salão de festas, no parque, em quadras de esportes, no jardim, na garagem, na chácara, na praia e em outros locais.

A brincadeira além de ser um ótimo passatempo que proporciona muita diversão e muita risada é ideal para estimular habilidades como a imaginação, o senso de equipe, a criatividade, o improviso, a memória, o bom humor, o desempenho, a determinação, entre muitas outras.

Pra começar é interessante ter no mínimo 6 participantes. Como material de apoio, basta reservar lápis e papel.

Depois é só dividir os jogadores em duas equipes. Em pedacinhos de papel, escreva alguns nomes de filmes, de novelas, de atores e atrizes famosas, músicas, bandas, de desenhos animados, cantores, provérbios, lugares, nomes de receitas e o que mais for conveniente. Mistures bem os papeizinhos e sorteie. Selecione um jogador de cada equipe para que os dois interpretem através da mímica o objetivo do papel (para que os colegas de seu grupo adivinhem), estes participantes não poderão revelar o tema (através da fala) para o restante do grupo.

Pra entender melhor a prática desta brincadeira, acompanhe as dicas a seguir:

Através de gestos, os condutores de cada equipe irão tentar representar o tema do papel sorteado. O resto dos integrantes, ou seja, o pessoal dividido nos dois grupos deverão tentar adivinhar a charada: qual é a frase, música ou filme que estava no papel.  Um limite de tempo deverá ser determinado para que os grupos desvendem a mímica. Para cada acerto, a equipe ganhará um ponto. A cada rodada os representantes poderão ser trocados, e para definir esta substituição, pode-se escolher o novo condutor indicando aquele que acertou a mímica.

Aproveite para abusar da criatividade tanto para interpretar, fazer os gestos quanto para adivinhar ou chuta as possibilidades de respostas.

Outra proposta é usar uma lousa ao invés de mímica, fazer desenhos.

Comentários