Ciranda Cirandinha para Educação Infantil

Ciranda

Provavelmente todo mundo que já foi criança um dia, já brincou de ciranda não é mesmo?

Esta atividade infantil também pode ser conhecida por outros nomes, como por exemplo: roda, roda-roda, brincadeira de roda, ciranda e ciranda-cirandinha.

Para participar desta opção é ideal que a criança tenha pelo menos 3 anos de idade.

A atividade necessita de no mínimo 3 participantes, sendo ideal para estimular habilidades e atitudes que são consideradas fundamentais no amadurecimento das crianças, entre elas: socialização, linguagem, ritmo, criatividade, convivência em grupo, lateralidade, noção de cumprimento de regras, entre muitas outras.

Ideal para complementar o entretenimento de crianças em reuniões familiares e festas infantis, assim como datas comemorativas como, por exemplo: dia das crianças, aniversários, natal, ano novo, dia dos pais e dia das mães. Esta brincadeira pode ser realizada na praia, no clube, no quintal, no jardim, na quadra de esportes, numa chácara, no condomínio residencial, no parque, na praça, num salão de festas, num salão de jogos, na garagem, etc.

Mas, pra quem não se lembra de como brincar de Ciranda, basta seguir as dicas a seguir e depois é só ensinar os pequenos e aproveitar a diversão!

Pra iniciar, a primeira regra é ficar de mãos dadas. Assim, o grupo irá girar no sentido horário, cantando as músicas folclóricas de roda. Existe uma porção de músicas de roda, sendo que a grande maioria conta com coreografias. A mais conhecida e tradicional de todas é a “Ciranda, Cirandinha”:

“Ciranda Cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia volta (nesta parte da música o grupo deverá dar meia-volta e girar no sentido oposto)

Volta e meia vamos dar (o grupo dará mais uma meia-volta e girará no sentido inicial)

O anel que tu me destes

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou

Por isso dona/seu (fala o nome de uma das crianças que estão na roda)

Faça o favor de entrar na roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá-se embora (nesta etapa, a criança selecionada irá para o meio da roda com o objetivo de recitar um versinho).

Para brincar com crianças mais velhas, a dica é aumentar o número e o nível de dificuldade das coreografias, o que fará da brincadeira uma opção muito mais interessante e divertida.

Comentários