Como Ensinar o Alfabeto na Educação Infantil

Para todas as crianças a fase da alfabetização é uma das mais importantes, é nesse período que começam as principais descobertas.

Os melhores métodos de aprendizagem passam pela forma lúdica, ou seja, se utilizam de jogos, adivinhas, lendas, etc. Tornar a tarefa de aprender um pouco mais divertida é com certeza a chave para o sucesso do ensino.

No caso da alfabetização é fundamental que todos conheçam e memorizem bem a forma gráfica das letras, a ordem alfabética e os sons que as letras e silabas produzem.

Algumas dicas podem facilitar muito no processo de aprendizagem do alfabeto, elas podem e devem ser usadas em sala de aula e até mesmo em casa.

As fichas avulsas são sempre muito uteis, monte uma ficha com o alfabeto completo, se possível plastifique-a e entregue aos alunos. Assim, eles poderão consultar sempre que necessário. Lembre-se que essa ficha deve conter o alfabeto em letra bastão e também em letra de forma, maiúsculas e minúsculas.

Dentro de sala ou em uma parede do quarto da criança monte cartazes com as letras do alfabeto. Em sala de aula essa tarefa pode ser realizada em conjunto, monte grupos de quatro ou mais alunos.

É importante ressaltar que a interação tem um papel muito importante em qualquer processo de aprendizagem.

Algumas tarefas em sala ajudam a complementar o processo de fixação do alfabeto e também da formação de palavras. Uma boa atividade é criar uma tabela com a sequência do alfabeto incompleta e pedir aos alunos que completem corretamente.

Proponha as crianças que analisem todas as letras que compõem o seus nomes e o de seus colegas.

A repetição ajuda na memorização, uma boa dica é “cantarolar” o alfabeto varias vezes, com isso mesmo a criança que ainda não memorizou a forma gráfica vai gravar os sons e a ordem das letras.

Sempre que possível crie maneiras de ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto, utilize desenhos, textos ilustrados, musicas ou parlendas. É fundamental que toda criança se sinta a vontade e envolvida com a tarefa proposta.

Comentários