Como Ensinar Matemática na Educação Infantil e Fundamental

Atividade infantil soma

Para a maioria dos alunos a matéria considerada mais difícil e exigente é a matemática. Mas qual será o motivo que os leva a ter esses problemas?

A compreensão das tarefas pelos alunos é assunto recorrente nas salas de aula, alguns possuem mais facilidade que os demais e há quem realmente tenha dificuldade no entendimento dos conteúdos propostos. Por isso é preciso estar atento para identificar onde está o problema e promover uma solução.

Acredita-se que o maior problema encontrado pelos alunos com dificuldade é o domínio dos conteúdos matemáticos.

Podemos dizer que é nos enunciados das questões apresentadas aos alunos que se encontra a dificuldade deles. Muitas vezes o contexto apresentado é o mesmo, porém a maneira como é feito sofre variações que levam a complexidade ou a simplicidade.

É muito importante saber elaborar um enunciado ou até mesmo escolher um problema no livro didático para propor aos alunos, o professor tenha em mente qual o objetivo que quer atingir.

Inicialmente o enunciado não deve conter ambiguidades, assim se facilita a linguagem e o conceito. Já a complexidade deve ser de acordo com a realidade da turma, nunca inferior ou superior, mas sim desafiadora.

De acordo com pesquisadores considerados referencia na didática matemática, a dificuldade que um problema tem não está associada diretamente na operação aritmética escolhida e sim no tipo de problema, ou seja, a ideia envolvida e o lugar da incógnita, que significa o lugar correto onde a informação precisa ser encontrada.

No geral alguns itens facilitam a interpretação dos problemas matemátios. Os números, por exemplo, quando são baixos facilitam a contagem, assim como os números redondos (10, 20, 50, 100). A ordem de apresentação das informações em um dado problema pode ser colocada de maneira ordenada de acordo com o desenvolvimento temporal, na ordem inversa ou desordenada.

A principal tarefa do professor é melhorar o enunciado, incentivar o trabalho de interpretação dos alunos e promover contextos para que os alunos se situem e consigam executar aquilo que está sendo proposto.

Comentários