Dicas de Brincadeiras Infantis com Bola

Bolas para Piscina Bolinhas

As brincadeiras em geral sempre atraem a atenção das crianças. É nesse período que elas se divertem, se exercitam e também aprendem.

As brincadeiras com bola são as preferidas pela garotada de todas as idades, pois com ela é possível criar diversas possibilidades para brincar, seja individualmente ou em grupo.

A queimada é uma brincadeira para se jogar em grupo a partir de 10 pessoas ou mais. Para jogar é preciso um espaço amplo, que pode ser na rua, numa quadra ou quintal.

São montadas duas equipes (o grupo de pessoas é dividido em dois), cada grupo escolhe o lado em que irá ficar. Marque no chão o limite do campo de cada grupo, faça isso com giz, uma corda ou outro material disponível. É importante que o campo seja marcado também com uma linha no meio.

Cada equipe assume seu lugar no respectivo lado, os integrantes não podem sair do seu limite. Os times tiram par ou impar quem ganhar tem a posse de bola e assim começa o jogo.

Quem estiver com a bola deve arremessa-la e tentar acertar algum integrante do time adversário. Se a bola atingir um jogador e ela cair no chão, ele é queimado e deve sair do campo, mas se o jogador conseguir segurar a bola ou ela acertar a sua cabeça, ele continua no jogo.

O jogo acaba quando todos os integrantes de uma das equipes estiverem todos queimados.

Outra boa brincadeira com o uso da bola é “as ilhas”, pode ser jogada com oito ou mais pessoas, é preciso apenas uma bola e giz.

Em um local amplo desenhe no chão dois círculos com cerca de 10 metros de distancia um do outro. Cada círculo representa uma ilha. Divida os participantes em dois grupos iguais, um grupo ficará de dentro do circulo chamados de náufragos e o outro grupo ficará de fora, espalhado pelo espaço são os tubarões.

Um dos integrantes dos náufragos deve jogar a bola o mais longe possível e seguir correndo para a outra ilha, os tubarões tentam pegar a bola para acertar o naufrago antes que ele chegue a outra ilha. Caso consiga ele vira tubarão.

Essas são algumas opções de brincadeiras divertidas para serem jogadas em grupo.

Comentários