Dicas para Fazer e Organizar uma Brinquedoteca

Brinquedotecas

Muitas escolas infantis possuem uma brinquedoteca para seus alunos. Esse ambiente é muito importante dentro do processo de aprendizagem, podendo ser mais uma fonte de apoio didático para o professor.

É importante ressaltar que a brinquedoteca deve ser utilizada com frequência pelas crianças, o acesso a esse espaço deve ser livre.

A organização também é extremamente importante, afinal todos devem ter acesso aos brinquedos. Essa organização pode ser feita de diversas maneiras, sendo separados por faixa etária, cor ou espécie (ex. bonecas, carrinhos, jogos, etc).

Uma boa dica para o professor é organizar uma espécie de intercambio de objetos entre as demais turmas da escola. Essa dica é uma ótima oportunidade para se trabalhar a interação, principalmente entre crianças de idades diferentes. Mas lembre-se que todos os alunos devem participar de forma atuante.

A brincadeira é como uma experimentação, que permite a criança representar, vivenciar e conhecer outras culturas, além de trabalhar de forma intensa a imaginação.

Não existem itens exclusivos para meninos ou para meninas, é fundamental que todos tenham acesso aos brinquedos sem qualquer tipo de restrição. Cada um deve se sentir livre para escolher o seu brinquedo.

Outra forma de incrementar a brinquedoteca é utilizar brinquedos fabricados em materiais recicláveis. O reaproveitamento de material por ser totalmente sustentável se torna também um bom tema para ser debatido com as crianças, como a importância da reciclagem e da coleta de materiais.

Permitir que as crianças levem brinquedos de casa também pode ajudar, pois um objeto pessoal com o qual a criança se identifica e tem uma historia pode facilitar o processo de interação. Para isso o ideal é que o professor estipule um dia para que cada criança leve seu brinquedo.

É interessante e cabe ao professor estabelecer uma lista de cuidados que as crianças devem ter com os brinquedos. É preciso explicar as crianças esses cuidados, para que eles entendam que é através deles que todos os itens da brinquedoteca ficarão em bom estado e poderão ser utilizados por muito tempo.

Comentários