Dicas para Melhorar a Coordenação Motora Infantil

Desde muito cedo é preciso estimular a coordenação motora das crianças, afinal é ela que define a capacidade de coordenar os movimentos provenientes da integração entre o comando central que parte do cérebro enviando estímulos e informações para os músculos e articulações.

A coordenação motora é trabalhada através de atividades físicas variadas, podemos dizer que ela é primordial para a execução de tarefas em geral, por isso deve ser trabalhada durante todo o crescimento da criança.

Nas primeiras fases da vida a coordenação pode ser trabalhada através de brincadeiras, jogos, desenhos e atividades físicas em geral. Essas tarefas visam desenvolver corretamente a coordenação motora dos braços, pernas, pés, enfim, de todo o corpo.

Atividades como correr, pular, arremessar e caminhar envolvem habilidades motoras que, por sua vez necessitam de interações intermusculares adequadas.

É no período em que as crianças estão na escola ou na creche é que elas devem ser estimuladas.

Professores e instrutores devem estimular a pratica de esportes e os exercícios físicos específicos. Os mais indicados em geral envolvem dança, aeróbica, ginástica, jogos, etc. Para atrair a atenção das crianças use a criatividade ao elaborar tarefas que envolvam o trabalho de coordenação motora.

Veja algumas atividades simples, mas que ajudam bastante nesse processo principalmente dentro de sala ou em casa.

Ofereça as crianças revistas velhas, jornais ou outro tipo de papel. Eles devem ser rasgados livremente em pedaços grandes, pequenos e em tiras.

Recortar com tesoura de ponta arredondada também é um ótimo exercício para treinar o modo de segurar a tesoura e principalmente o seu manuseio. Proponha recortar figuras geométricas, tiras de larguras variadas e até mesmo figuras simples.

Modelar também é uma ótima atividade, que pode ser feita com argila ou massa de modelar colorida.

Dobrar folhas de papel, colar pedaços de papel picado, perfurar linhas pontilhadas em folhas ou isopor e pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos são tarefas simples de serem aplicadas.

É muito importante que o educador e os pais ajudem as crianças com tarefas que estimulem a coordenação motora, esse processo será fundamental para o crescimento e desenvolvimento delas.

Comentários