Dicas para Músicas na Educação Infantil

Música infantil cantigas de roda

Foi em meados de 1980 que surgiram as grandes descobertas relacionadas a neurociência e a música, que revolucionaram os conceitos de ensino e aprendizagem. Foi nesse período que se descobriu a existência da inteligência musical, ou seja, através de estudos apontou-se que alunos que faziam aulas de musicas nas escolas concomitantemente as demais disciplinas tinham um rendimento melhor.

Mas antes disso, desde a Grécia antiga a musica era utilizada na educação com o importante propósito de cultuar e principalmente harmonizar o indivíduo.

Hoje em dia, o ensino musical nas instituições de ensino é amplamente usado nas salas de aula para melhorar e estimular o bom desenvolvimento das crianças.

De acordo com especialistas a música está entre as poucas atividades que conseguem mexer simultaneamente com os dois lados do cérebro. Esse estímulo bilateral pode auxiliar muito o processo de aprendizagem em geral.

A musicalidade infantil é trabalhada nas escolas e creches com crianças a partir dos 3 anos de idade. O trabalho com a música pode ser elaborado de maneiras diferentes sempre voltadas para a faixa etária das crianças.

O principal objetivo de trabalhar a musicalidade é estimular a percepção dos sons e principalmente possíveis habilidades musicais nas crianças. O tempo das sessões pode variar, mas o ideal é que seja de no mínimo 30 minutos duas vezes por semana.

Durante as sessões de musicalidade o professor ou instrutor deve estimular o acompanhamento das canções com palmas, instrumentos musicais que podem ser confeccionados pelas próprias crianças ou com brinquedos.

É importante ressaltar que a iniciação da musicalidade infantil visa proporcionar as crianças um contato mais direto com a música, a coordenação rítmica nessas atividades é apenas complementar ela não deve ser uma regra, principalmente com as crianças menores.

O trabalho principal da musicalidade é proporcionar experiências com os ritmos variados, estimular a atenção, memória e sonoridade.

A música deve fazer parte do cotidiano de toda criança, seja através de aulas de musicalidade, das cantigas de roda ou do rádio.

Comentários