Ensinando Leitura para Educação Infantil

As primeiras fases da infância das crianças tem grande importância e influencia na vida da criança, por isso é preciso trabalhar e orientar as atividades.

As creches em geral recebem crianças a partir de um ano (em alguns casos até menos), nessa fase a leitura de textos pode ser feita de maneira bastante interessante.

Como os pequenos ainda não conseguem ler é preciso que o professor ou orientador leia os textos e historias para eles.

O principal objetivo da leitura para as crianças nessa fase é criar momentos que proporcionem prazer, enriquecer o imaginário infantil, favorecer momentos em grupo, proporcionar contato com textos de qualidade literária, valorizar o livro como uma importante fonte de conhecimento e principalmente de entretenimento, além de criar o habito de escutar historias.

A leitura para crianças de até um ano de idade deve estabelecer situações comunicativas significativas entre o adulto e as demais crianças. Ao contrario do que muitos pensam, crianças nessa idade podem ouvir com atenção e ate mesmo reconhecer determinados sons com base na fala do educador. Já a leitura para crianças a partir dos três anos de idade pode auxiliar muito na ampliação do repertorio de palavras, ajuda a construir frases e até mesmo narrativas com base nos diálogos dos livros, proporciona entretenimentos, estimula a atenção, além disso, nessa fase manipular o livro, folhea-lo e fazer referências as imagens se torna um grande estimulo sobre associação.

O trabalho de leitura infantil deve ser realizado todos os dias, o tempo estimado varia de acordo com a turma ou com a história escolhida, o ideal e que seja um pequeno intervalo de tempo, mas ele deve ser diário.

O professor ou orientador deve selecionar livros que contenham textos bem elaborados, com boas ilustrações e com estruturas textuais repetitivas, pois elas favorecem a memorização e compreensão.

Ao final da leitura promova conversas sobre o livro, faça perguntas, relembre descrições e personagens, se possível retome algumas das partes do livro. É fundamental que se converse com as crianças sobre o que foi lido.

Comentários