Jogo da Forca com Dica

Jogo da forca

O jogo da forca é uma brincadeira superinteressante que conquista não só crianças, mas adolescentes e adultos também.

Se você brincava de forca quando criança e quer recordar os velhos tempos, ensinado às crianças, aproveite agora esta dica e insira esta atividade em datas comemorativas como aniversários infantis, dia das mães, dia dos pais e dia das crianças, reunindo toda a família!

Mas antes de começar, lembre-se que esta opção é ideal para crianças a partir dos 6 anos de idade, desde que a brincadeira seja feita com foco nesta faixa etária, ou seja, usando palavras de acordo com o vocabulário de cada idade.

A atividade que é recomendada para estimular a linguagem, o vocabulário, o raciocínio lógico e rápido, entre outros aspectos, precisa ter pelo menos dois participantes e poderá ser feita no jardim, dentro de casa, no quintal, no condomínio, na garagem, numa chácara, num salão de festas, na praça, no clube, no parque, etc.

Seu objetivo é desvendar a palavra correta para conseguir escapar da possibilidade de ser enforcado. Antes de iniciar, pegue uma folha de papel e escreva em ordem alfabética todas as letras do alfabeto.

Do lado esquerdo desta mesma folha, trace o desenho de uma forca, deixando espaço suficiente ao lado direito, onde será feito o pontilhado referente à palavra escolhida. Um dos jogadores irá pensar numa palavra e fará os traços conforme o número de letras referente à palavra. O outro jogador terá que adivinhá-la.

O jogador que irá adivinhar poderá receber uma dica referente à categoria da palavra, por exemplo: fruta, animal, corpo humano, comida, bebida, estilo musical, cores, etc. Assim, ele contará o número de letras daquela palavra e passará a “chutar” uma letra por vez, tentando preencher os traços até formar a palavra. Para cada letra errada, risque a mesma no alfabeto para que o jogador não repita novamente e faça uma parte do desenho do “bonequinho” que está na forca. Para cada palavra errada é um desenho: cabeça, tronco, braço direito, braço esquerdo, perna direita e perna esquerda (no último desenho o bonequinho estará completo, portanto será enforcado). A cada letra correta, a mesma será preenchida no espaço certo do traço, facilitando a adivinhação.

Comentários