Jogo da Memória Infantil

Jogo da memória imprimir

O jogo da Memória é mais um dos grandes clássicos dos jogos infantis.

Ideal para entreter crianças em diferentes situações, seja no dia a dia, em festas de aniversários ou datas comemorativas, esta atividade é uma ótima opção para divertir e ao mesmo estimular habilidades como a memória, a estratégia, a convivência com outras crianças e a noção de cumprir regras.

Indicada para crianças a partir dos 5 anos de idade, este jogo aceita no mínimo dois participantes e pode ser realizado em casa, no quintal, na garagem, no clube, no jardim, nos salões de jogos e de festas, na calçada, na praça, no parque, etc.

Para iniciar a diversão é necessário um Jogo de Memória destes que encontramos em loja de brinquedos. Ou então podemos cria-lo com cartolina, desenhos e recortes de revistas e jornais velhos.

Há diversas formas de brincar com este jogo que além de entreter, desafia a memória dos pequenos. Se acaso você não quiser comprar um jogo de memória ou se você tem um em casa, mas gostaria de fazê-lo, pra envolver as crianças nesta atividade, acompanhe estas dicas:

Pegue uma cartolina e faça recortes em formato de retângulos, mais ou menos do tamanho de cartas de baralhos. Disponha uma quantidade que dê pra formar pares. Depois faça desenhos ou recorte algumas imagens de revistas ou jornais antigos para colar. Neste caso, as imagens não precisam ser exatamente iguais para formar seus pares, porém devem ser semelhantes ou ter algo que uma complemente a outra, por exemplo: dois cachorros, dois gatos, dois telefones, dois carros. Dá também para fazer pares que se completam: caderno e caneta, campo e bola, violão e microfone, barco e mar, estrada e carro, pés e tênis, água e copo, ovo e galinha, etc.

Pra começar a partida, distribua as cartas com as imagens viradas para baixo. De maneira alternada, os jogadores irão abrir duas cartas. Se as duas cartas viradas formarem um par, as mesmas serão retiradas da mesa, e em troca o jogador ganhará um ponto.

Caso as cartas sejam diferentes, o jogador irá virá-las pra baixo novamente (para que estas possam ser memorizadas para uma próxima jogada). Cada vez que o jogador acertar um par, ele jogará novamente (na sequência) até errar, passando a vez para o próximo jogador.

Vence quem acertar mais pares.

Comentários