Jogos Infantis de Tabuleiro

Jogo de tabuleiro para imprimir

Os jogos são atividades que datam desde os séculos mais remotos, eles desempenham um importante papel na historia humana.

Ao jogar a criança entra em contato com outras crianças, aprendem regras, movimentos, desafios etc. Mas, o principal é que elas aprendem a ganhar e também a perder.

Todo jogo exige de seus participantes conhecimentos estratégicos, criatividade e atenção. Sem esses conhecimentos o jogo é descaracterizado.

Existem diversos tipos de jogos, cada um com regras preestabelecidas diferenciadas, onde todos devem seguir para que consigam ganhar a partida. O desafio de uma simples partida proporciona à criança a possibilidade de exploração de novos conhecimentos, de trabalhar a sociabilidade e principalmente de estimular áreas de conhecimento diferentes.

Os jogos de tabuleiro já são conhecidos de muitas crianças, na verdade existem seis tipos deles. São eles: os jogos de comparação de quantidade, os de percurso, os de linhas e colunas, os cooperativos, os da memória, de alvos e obstáculos. Essas classificações ajudam aos orientadores a trabalhar habilidades com os pequenos.

Talvez alguns jogos a primeira vista não demonstrem o quão significativos podem ser na educação de uma criança, mas acreditem, eles podem fazer muito mais do que simplesmente divertir.

Para as crianças que estão começando no processo de alfabetização, existem disponível no mercado diversos jogos voltados para essa fase. Procure os jogos que associem palavras a figuras, dessa maneira o aprendizado fica mais divertido e fácil.

Um jogo que é considerado clássico e pode ser extremamente útil e divertido é o “Imagem e Ação”, ele é capaz de estimular a criatividade, a rapidez, coordenação motora, etc, além de poder ser jogado por crianças e adultos. Ideal para pais brincarem com seus filhos.

Os jogos de tabuleiro que formam palavras também são bastante uteis, seu objetivo é fazer com a criança forme mais palavras do que o adversário.

Ao utilizar jogos ou outro tipo de atividade educativa com as crianças, lembre-se que os pequenos estão totalmente abertos ao processo de aprendizagem, portanto, faça desse momento uma oportunidade para ensinar valores que serão uteis para eles para o restos de suas vidas.

Comentários