Aprendizagem Infantil com Teatro para Crianças

Teatro crianças

É muito importante incentivar as crianças a praticar atividades que promovam mais conhecimento e diversão. O processo de aprendizagem infantil envolve muitos aspectos, por isso é necessário trabalhar muito bem os estímulos.

O teatro aparece desde os primórdios das civilizações, podemos encontrar seus registros em diversos países, mas sua origem real veio da Grécia antiga.

Podemos dizer que o palco é um lugar especial, mágico. É nele que acontecem grandes e importantes transformações, personagens ganham vida e historias são contadas.

O teatro é uma excelente opção para ser incluída nas atividades escolares. Propor o estudo e a encenação de uma peça teatral é uma ótima possibilidade de trabalhar temas variados com os alunos.

No Brasil as primeiras representações constam da catequização dos índios, como uma maneira de traduzir a crença cristã para o povo indígena. Com o passar dos anos a sociedade passou a usar o teatro para reproduzir o cotidiano. As lendas e o mundo das fantasias nunca foram esquecidos.

O estudo da origem do teatro no mundo e o seu começo no Brasil pode ser proposto para crianças de todas as idades, essa parte histórica, além de importante estimula a imaginação e a leitura.

Uma boa dica é montar grupos de crianças para encenar alguma peça, seja ela infantil ou não. Entre os autores infantis, podemos destacar as obras de Maria Clara Machado e algumas de suas obras como: Pluft o fantasminha, O cavalinho azul e A coruja Sofia.

Outra opção para trabalhar com as crianças é sobre os gêneros teatrais (comédia, musical, monólogo, drama, tragédia e infantil).

Promova pesquisas sobre os gêneros, brincadeiras e até mesmo montar pequenas cenas baseadas em livros lidos dentro de sala.

A atividade teatral pode ser trabalhada de inúmeras formas, além de incentivar a pratica da leitura e promover a interação social, ela ainda pode ser ótima oportunidade para trabalhar problemas de timidez em excesso e também comportamentos em geral. Pois a atividade teatral envolve a memória, a coordenação motora, o comportamento, a fala, leitura, etc.

Para estimular e incentivar ainda mais, se possível leve as crianças para assistir peças teatrais. É muito importante fazê-las ter contato com esse mundo cultural tão diversificado.

Comentários