Artesanato na Educação Infantil

Artesanato infantil educação

O artesanato faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Algumas iniciaram a aprendizagem na época da escola e levou por toda vida. Outros mantem contato apenas como apreciadores. Porém, esta atividade que se inicia na infância sempre esteve presente em diferentes gerações como ensinamento dentro das escolas. Hoje, muito mais que uma opção de entretenimento, o artesanato tem um papel muito mais importante na sociedade: ele une arte com reciclagem. E pode ter certeza que não há maneira melhor de conscientizar os pequenos a conservarem o planeta com dicas de sustentabilidade, colocando o artesanato como referência.

Esta prática é uma atividade prazerosa, que facilita e muito a fixação das ideias, a compreensão de sua importância, a conscientização e a vontade de colaborar.

As crianças podem ser inseridas nesta brincadeira consciente a partir dos 3 aninhos de idade, iniciando a exercício no quintal de casa, na garagem, na praça, no parque, no jardim e até dentro de casa, estimulando habilidades e atitudes que ajudarão na formação de um adulto responsável e feliz, explorando sua coordenação motora, sua consciência, criatividade e muita imaginação!

Esta atividade não tem limites, podendo reunir muitas crianças ou apenas uma. Munidas com todo o tipo de materiais recicláveis, acompanhados de canetinhas coloridas, fitas, lantejoulas, tinta guache, cola escolar, tesoura sem ponta e muitas ideias da pra se divertir e aprender.

Pra iniciar mantenha o hábito de separar materiais orgânicos dos recicláveis, ou seja, dos que possam ser reaproveitados de alguma forma. Se necessário, limpe o material deixando secar. Garrafas, copinhos plásticos, embalagens de sabonetes e afins, rolos vazios de papel higiênico, caixinhas de leite longa vida, embalagem de achocolatado, potinhos de iogurte, etc.

Com a cola, fitas, barbantes, papel colorido, linhas, recortes de revistas, lantejoulas, canetas coloridas e tinta guache comece a montar brinquedos e enfeites dos mais variados.

Uma caixinha de creme dental com quatro tampinhas de garrafa pode virar um ônibus escolar. As meninas poderão criar móveis com muito estilo com as caixinhas de fósforos que poderão se transformar em cômodas, cadeiras e mesinhas.

Para as crianças pequenas é possível montar brinquedos como chocalho, a partir de garrafas de plástico pequenas. Depois é só inserir grãos de milho em seu interior e pintá-las por fora.

Os copinhos descartáveis com um barbante poderão ganhar a função de telefone.

Não há limite para inventar. E o melhor é que esta atividade une o útil ao agradável: criatividade e consciência ambiental.

Comentários