Atividade Pedagógica Infantil para a Páscoa

Atividade Infantil de Páscoa Educação Infantil

Preparando as atividades pedagógicas que serão aplicadas na páscoa e sem ideias do que fazer? Que tal levar organizar um mural com os alunos para que além de saberem mais sobre a data possam ainda compartilhar com outros colegas novos conhecimentos?

A páscoa, embora tenha ganhado um contorno muito comercial ao longo dos anos, ainda é uma data comemorativa que deve ser pensada também no âmbito histórico, dada a importância que ela tem no contexto. E por isso fazer um trabalho voltado para pesquisa com o intuito de construir um grande mural, feito pelos alunos, pode ser uma grande pedida.

A atividade, para a qual se atribuirá uma nota cheia ou compositiva na média final do bimestre e ou trimestre, deve ser realizada em duas etapas. A primeira, uma pesquisa orientada. A segunda, a construção do mural.

Dê início à atividade, propondo uma conversa com os alunos para verificar o que de fato eles sabem a respeito da comemoração, além das questões superficiais. Na sequência, peça que eles façam uma pesquisa orientada – esta deverá ser previamente preparada pelo professor, para que a condução dos trabalhos a serem realizados seja satisfatória. Se a sala for numerosa, divida-a em pequenos grupos para facilitar os trabalhos.

Apresente um prazo para que eles tragam as pesquisas, manuscritas de preferência, para que se evite o “copiar e colar”. Assim, eles serão motivados a lerem os textos, imprimirem imagens ilustrativas. Marque um dia para que tudo seja apresentado.

Após as apresentações, abra uma discussão entre os alunos para verificar os pontos que possam ter ficado sem tanto esclarecimento. Em seguida, apresente a segunda para do trabalho: a construção do mural.

Prepare os grupos para que eles deem início à construção do mural, ainda em grupo. Imagens ilustrativas de cada fase de transformação pela qual passou a comemoração da páscoa, além de textos curtos e explicativos finalizaram a tarefa.

Comumente, os alunos se envolvem bem nestas práticas. Mas lembre-se de que se trata de uma atividade que não é interessante de ser aplicada no ensino médio, pois os alunos desta etapa costumam estar envolvidos com o vestibular.

Comentários