Atividades e Brincadeiras Infantis para Dias Normais

Atividade infantil química

Fazer atividades e brincadeiras em dias especiais não é uma grande dificuldade, visto que o próprio dia sugere muitas atividades. Entretanto, quando temos o desejo de inovar as brincadeiras e atividades com os alunos a tarefa passa a ser simples e será moldado pelo interesse dos pequenos.
Atividade Comercial
É uma ótima ideia fazer uma simulação de um centro comercial. Cada aluno venderá certo tipo de produto com notas fictícias (podem ser idênticas as reais, mas sem valor ou produzidas pela própria escola). O objetivo inicial é que os alunos saibam dar trocos e fazer cálculos simples. Então, é um excelente método de treinar a matemática deles. Se você quiser incrementar ainda mais pode fazer a atividade com notas e produtos de verdade. Neste caso, além de treinar o cálculo matemático, treinará, também, o espírito empreendedor que visará mostrar para os alunos que eles devem convencer aos demais para que vendam seus produtos.
Passeios
Muitas pessoas pensam que os passeios não incrementam nada na vida das crianças a não ser o fato de passear, entretanto, quando ligado ao objetivo de sala de aula, as atividades infantis podem ser muito benéficas. Por exemplo, a escola pode programar um passeio à entidade de transito para que desde pequenos saibam a necessidade de consciência no transito. Podem, também, leva-los a biblioteca publica, para que comecem a criar interesse pela leitura ou mesmo a um banco.
Debates
Levar a criança a um pensamento lógico é uma tarefa que requer repetição. Nada melhor, então, do que promover debates. Há quem diga que crianças não conseguem participar de discussões, mas na prática participam como qualquer adulto. Deve ser notado, logicamente, que os assuntos devem ser voltados ao dia-a-dia delas, para que venham descobrir o que não está certo na sociedade, com o olhar infantil, e a criar propostas para seus próprios problemas.

As três propostas visam fugir, um pouco, do contexto de sala de aula, mas sem com isto, desviar dos projetos pedagógicos de ensino de matemática, português e história. Desta forma, o pequeno estará ainda mais motivado a continuar seus estudos.

Comentários