Brincadeira de Detetive

Detetive

Quem nunca brincou de detetive?

Se você quer relembrar e ensinar esta brincadeira aos seus filhos, reveja as regras e acompanhe as dicas a seguir.

Para participar desta atividade infantil é preciso ter pelo menos 8 anos de idade, ter lápis e papel nas mãos e no mínimo 5 jogadores.

A brincadeira poderá ser realizada na calçada, no clube, no quintal, no jardim, na praça, numa chácara, dentro de casa, na garagem, num salão de festas, no condomínio residencial e muitos outros locais.

A atividade é muito recomendada para estimular atitudes e habilidades que são extremamente fundamentais no desenvolvimento das crianças, ajudando a torna-las adultos que saibam conviver bem em grupos. Neste jogo, os estímulos são direcionados à atenção, à paciência, à concentração, ao raciocínio, à estratégia e muitos outros.

Com uma tesoura sem ponta, recorte pedacinhos de papel em tamanhos e larguras iguais, conforme a quantidade de jogadores disponíveis. Em um dos papéis escreva a palavra “detetive” e num outro pedaço de papel, escreva “assassino”. Os jogadores devem então sentar, formando um círculo, de maneira que todos consigam visualizar uns aos outros. E assim um irá distribuir os papéis que devem estar dobrados entre os participantes. Os jogadores que ganharem papéis em branco farão as vítimas do jogo.

Com total discrição, o assassino deverá observar as vítimas e então piscar para todas elas, uma por vez. Os alvos das piscadas deverão esperar alguns instantes e anunciar, dizendo: “morri”. O jogador que for o detetive deverá estar atento para então tentar desvendar quem é o assassino, evitando que outras possíveis vítimas “morram”. Assim que ele tiver alguma pista, acreditando que sabe quem é o assassino, ele deverá anunciar o nome desta pessoa. Se estiver errado, eles estará fora da jogada.

O assassino, no entanto, deverá tomar todo o cuidado possível para não acabar piscando para o detetive, caso isso aconteça, ele acabará preso.

Quando o assassino acabar sendo desvendado ou então o detetive eliminado do jogo, os papéis serão redistribuídos entre os participantes que sobraram e o jogo recomeçará até sobrar um.

Uma dica interessante é criar novos personagens para o jogo, especificados os papéis.

Comentários