Brincadeira de Esconde esconde

Esconde esconde

Quem não se lembra desta brincadeira? Esta atividade infantil pode integrar pais e filhos no dia-a-dia, no horário da brincadeira.

Indicada pra quase todas as crianças, a opção pode inserir meninos e meninas a partir de 2 anos de idade. A prática pode ser feita nos mais diferentes lugares: em casa, num  parque, no condomínio residencial, em salões de festas, na escolinha, na praça, etc. É o tipo de brincadeira que faz sucesso em datas comemorativas, como aniversários, dia das crianças, dia dos pais e dia das mães.

A atividade ainda é ótima para potencializar a agilidade, o raciocínio, a velocidade, a criatividade, a amizade, a atenção e até a paciência dos pequenos.

Com apenas 3 jogadores, já dá pra começar a brincadeira. Inicialmente a equipe poderá escolher um dos colegas para ser o “caçador”, aquele que vai encontrar os demais. Este deverá fechar os olhos e contar até 50. Enquanto isso, os outros deverão se escondem dentro de um espaço antes pré-definido. Quando a criança acabar de contar, ela irá procurar pelos jogadores que estão escondidos. Quem for avistado pelo “caçador” e consequentemente tocado por ele estará fora da brincadeira.

Há também variações desta atividade: ao invés de tocar, o caçador poderá gritar o nome daquele que foi visto, anunciando o local que ele está escondido (pra não existir possibilidades de blefe). A partir daí, os dois correrão para um ponto pré-definido (que se chamará “pique”), que geralmente é um poste ou uma árvore. Quem chegar primeiro e gritar o nome do jogador que estava escondido cumprirá sua missão. Ou seja, o caçador tem que caçar: achar o colega escondido e gritar seu nome no pique. Caso o colega escondido chegue primeiro e grite seu próprio nome, significa que ele se salvou. Os demais jogadores escondidos também poderão correr até o lugar do pique e anunciarem seu próprio nome se salvando, enquanto o caçador estiver distraído. Porém, se o caçador perceber, ele poderá disputar esta corrida e chegar antes.

Há jogos que o primeiro que foi capturado será o próximo condutor, há outras que é o último. Existem também opções bem tranquilas que conduz quem quer. Tudo vai depender do grupo. E como toda brincadeira, sempre deve ter um responsável por perto!

 

Comentários