Brincadeira de Pula Sela (Pula Mula)

Pula cela mula

A brincadeira “Pula Sela” também é muito conhecida como “Pula Mula”. Esta, assim como tantas outras opções de atividades infantis não exige nenhum tipo de investimento financeiro. Pode ser inserida como entretenimento em festas infantis e de família, além de poder ser praticada no dia a dia, na hora de brincar, estimulando diferentes habilidades e atitudes que devem ser trabalhadas na fase de crescimento, como: a agilidade, o foco, a coordenação motora, o equilíbrio, o esforço, a resistência, o objetivo, a força, a expressão corporal, a socialização, o convívio com outras crianças, a confiança, o trabalho em grupo, a cooperação, entre outros.

Ideal para crianças com no mínimo 6 anos de idade, a opção pode ser exercitada na calçada, no clube, na praia, na chácara, no quintal, na quadra de esportes, na praça, no condomínio residencial, no parque, entre muitos outros.

Com no mínimo 4 participantes, a brincadeira começa com os jogadores saltando uns sobre os outros, sempre apoiando as mãos sobre as costas dos participantes que estarão agachados, ou seja, “selando” as costas do colega (por isso uma das versões do nome da brincadeira).

Para começar, os jogadores devem formar uma fila, deixando um só participante de fora (pra pular), mantendo uma distância de aproximadamente 2 metros entre uma criança e outra. Os que estiverem formando a fila ficarão numa posição em que as costas fiquem curvadas, apoiando as mãos nos joelhos. O participante que ficará fora da fila, começará saltando sobre as costas dos jogadores, até passar por todos.

Depois que o participante pular o último colega agachado, ele também se agachará com os demais (à frente da última criança por quem saltou) e avisará o primeiro da fila que poderá se levantar e saltar. Este passará a ser o saltador e pulará por todos que estão na fila até chegar no último, se agachando  e dando a vez ao próximo saltador e assim sucessivamente.

A brincadeira seguirá até que a fila chegue novamente ao primeiro saltador.

Os participantes poderão inventar novas regras. Para crianças pequenas, é indicado que as mesmas fiquem agachadas de joelhos, para ter um apoio melhor.

 

Comentários