Brincadeira Infantil Peteca

Peteca

PetecaA peteca é umas das opções de brincadeiras mais conhecidas no universo infantil. Se você gostava desta atividade quando era pequeno, aproveite para ensinar os seus filhos em oportunidades como festas de aniversário infantil, dia das crianças, dia das mães e dia dos pais.

Nesta atividade é necessária a presença de pelo menos duas pessoas e uma peteca. Os jogadores devem ter pelo menos 6 anos de idade.

Os locais mais indicados para a prática desta atividade são as praias, os parques, os clubes, as quadras esportivas, as praças, os quintais, entre outros.

Esta opção é ideal para estimular habilidades diferentes, como por exemplo: a agilidade, o foco, a coordenação motora, a noção de espaço, o condicionamento físico, a concentração, a mira, a força, o ritmo e muito outros.

Na versão tradicional deste jogo, os participantes devem ficar em posicionamentos que juntos formem um círculo. Ou em caso de apenas dois jogadores, um deverá ficar de frente para o outro. Nas posições exatas, os jogadores devem passar a peteca de um lado para o outro, sempre batendo no fundo do objeto. O participante que deixar a peteca cair primeiro será eliminado do jogo.

Vale também experimentar uma das variações desta brincadeira: coloque um dos participantes no meio do círculo. A peteca deverá sempre partir dele para os demais participantes e dos outros para ele.

Mais uma maneira divertida de aproveitar a peteca é reunir o pessoal numa quadra de vôlei e fazer dois times. Cada equipe ficará de um lado da quadra. As regras a serem seguidas serão as do vôlei, porém no lugar da bola, terá uma peteca: a peteca não poderá encostar na rede e o time adversário terá até 3 toques para devolvê-la ao outro lado. Se um dos times deixar a peteca cair no chão, os adversários ganharão o ponto, além do direito ao lançamento.

Uma dica criativa é você mesmo fazer a sua peteca com folhas de jornal: amasse metade de uma folha de jornal, formando uma bola chata, coloque esta bola centralizada na outra metade de jornal e embrulhe a bola, com as pontas soltas. Amarre uma folha com barbante. Depois pinte com tintas coloridas e comece a brincadeira.

Comentários