Como Organizar uma Sala de Aula

Sala de aula jardim

Incentivar as crianças a criarem o habito da leitura, a ter organização, etc. são tarefas que irão exigir um pouco de esforço dos pais e dos professores. O estimulo deve ser frequente, afinal para se desenvolver certos hábitos é preciso de tempo e dedicação.

Uma excelente opção para professores e instrutores é organizar no ambiente coletivo (sala de aula, por exemplo) um espaço especial para realizar esse tipo de tarefa.

O cantinho da leitura já é bastante usado em bibliotecas, mas pode ser levado para a sala de aulas. Para isso basta reservar um local na sala para armazenar os livros, mas lembre-se que eles devem seguir a faixa etária da turma. Além disso, podem ser colocadas almofadas, puffs coloridos, tapetes, cadeiras, estantes ou prateleiras.

É muito importante que o local seja agradável que chame a atenção, principalmente das crianças menores e daquelas que estão aprendendo a ler.

Outra opção é o cantinho da musica, quase todas as salas possuem um aparelho de som, basta aproveitá-lo da melhor maneira possível, grave cds com diferentes estilos musicais, peça também ajuda das crianças para compor uma lista com as preferidas deles. Essa opção além de ser uma pausa para lazer, vários temas podem ser discutidos principalmente ensinar a respeitar os gostos e preferências alheias.

O cantinho da matemática funciona muito bem para incentivar os alunos a se interessar mais pela matéria, jogos também podem ser incluídos como uma alternativa lúdica de aprender. Aposte em quebra cabeças, jogos de encaixe, domino e outros jogos matemáticos e pedagógicos.

Os trabalhos realizados nesses “cantinhos” especiais podem ser feitos como uma intervenção durante a aula, nessa pausa todos se juntam para trabalhar o tema proposto.

É muito importante que as crianças e principalmente os adolescentes tenham contato com os livros e com os estudos em geral, para isso é preciso incentiva-los desde o inicio do processo de alfabetização.

Comentários