Dicas de Atividades Pedagógicas para Dia do Folclore

Dentro das atividades escolares normais é preciso também repassar as crianças conceitos culturais em geral, entre eles o folclore.

O folclore é uma tradição constituída de costumes e tradições transmitidos pelas gerações. Todos os povos possuem suas crenças e tradições que possuem características culturais especificas da região de origem. Em geral o folclore popular é transmitido através de lendas, contos, canções, danças, provérbios, jogos, religiosidade, mitos, brincadeiras, etc.

Podemos dizer que o folclore representa uma parte essencial da cultura de cada povo, ele representa a cultura popular e representa a identidade social da comunidade.

O dia do folclore é comemorado em 22 de agosto, para as escolas essa é uma data para ser lembrada e comemorada de maneira especial.

Durante todo o mês de agosto é possível trabalhar com as crianças conteúdos relacionados ao folclore. Os professores devem se inspirar no tema para desenvolver atividades lúdicas e diferenciadas para os alunos.

As turmas menores que estão iniciando no processo de alfabetização podem fazer desenhos sobre os personagens folclóricos e colorir. Além disso, podem ser feitas rodas para leitura e interpretação das principais lendas como o saci pererê, mula sem cabeça, boto, lobisomem, etc.

As danças também fazem parte desse conteúdo especial, monte um grupo de dança para ensaiar musicas de ritmos como o frevo, samba e maracatu.

As brincadeiras folclóricas ajudam a resgatar valores de épocas diferentes e podem proporcionam conhecimento e interação entre as crianças.

Brinquedos e brincadeiras folclóricas que podem ser trabalhadas com as crianças: brincar de rodar pião, confeccionar e soltar pipa, montar grupos para brincar de esconde- esconde, pega-pega, jogar bolinha de gude, varetas, etc.

A confecção dos brinquedos folclóricos pode ser feita dentro da sala de aula, como por exemplo, montar fantoches, confeccionar mascaras, fazer pipas, cataventos, bonecas de pano, peteca, etc.

É importante instruir os alunos para que todos estejam dispostos a aprender mais sobre a cultura popular.

Comentários