Dicas para Iniciação a Alfabetização Infantil

Alfabetização letra a

A alfabetização é fase mais importante da criança, esse período é marcado por muitas descobertas.

Os professores devem trabalhar com as crianças temas intencionais para estimular o processo de aprendizagem e principalmente de memorização.

Uma boa opção para iniciar esse processo é trabalhar com os alunos os nomes próprios. Tarefas desenvolvidas com base nos nomes próprios dos alunos da classe visam diferenciar as letras, desenho e números uns dos outros. Orientar o sentido da escrita (esquerda para direita), o nome das letras, habilidades grafo motoras, aumentar o repertorio de letras, entre outros.

Vale ressaltar que entre as propostas da alfabetização os professores devem formar leitores e escritores em potencial, e não simples decifradores do sistema em si. Por isso, todo estimulo é fundamental.

Ante de iniciar essa proposta com a turma é preciso que o professor considere os conhecimentos prévios das crianças, as características concretas do grupo, e grau de habilidade do sistema alfabético.

Uma boa dica de atividade usando nomes próprios é escrever os nomes de todos da sala em um quadro, de preferência em ordem alfabética ou de chamada em determinado momento do dia, faça a leitura em voz alta de todos eles.

Selecionar situações em que é necessário escrever os nomes próprios como: na identificação das etiquetas dos cadernos e livros. Ou até mesmo pedir que os alunos distribuam folhas de exercícios ou de desenho lendo os nomes de cada um.

Esse tipo de tarefa estimula as crianças a identificar a escrita do próprio nome, amplia o repertorio de reconhecimento de letras, interpretar a escrita do nome dos colegas de classe e principalmente reconhecer as situações onde os nomes próprios devem ser usados.

Para montar essas atividades o professor pode utilizar materiais como folhas de sulfite, cartolinas, etiquetas adesivas e papel colorido.

Outra opção é reservar uma aula para que os alunos pesquisem em sala ou com seus familiares a origem de seus nomes, em seguida montem uma linha do tempo com fotos das crianças e dos seus familiares ou monte uma árvore genealógica.

Comentários