Importância e Atividades de Desenhos na Pré escola

Desenho cachorro infantil

Toda crianças em idade pré escolar adora desenhar, papeis, canetas, giz de cera ou lápis de cor. Não importa o material usado, o importante para os pequenos é desenhar.

É através dos desenhos que as crianças se expressam sobre si ou sobre o mundo. Em algumas escolas é debatido o tema de que os desenhos devem ser feitos livremente em outras ele deve ser copiado a partir de modelos e temas. A orientação do desenho causa certa polemica quando discutida entre os educadores.

Atualmente muitas escolas trabalham o modelo contemporâneo que propõe instigar as crianças a partir do conhecimento do mundo da arte e cultura visual em geral.

O chamado desenho espontâneo foi amplamente valorizado no século 20, com a produção de desenhos livres, onde o professor não intervia nas condições para criação. Para especialistas da educação esse tipo de produção era uma excelente forma de entender o desenvolvimento psicológico das crianças.

De acordo com Luquet, toda crianças possui um chamado “modelo interno”, por esse motivo elas não copiam os objetos da maneira pela qual elas os percebem, mas sim os transfigura sempre com base nas suas referências.

De acordo com os estudiosos da educação a criança reúne elementos de sua experiência para poder formar conjuntos de um novo significado. A criança por si consegue se expressar de maneira totalmente individual através de seus desenhos.

O principal papel do professor é ampliar a sensibilidade dos alunos, aguçando os sentidos e incentivando a busca de temas variados.
É importante incentivar e estimular os alunos planejando atividades que ajudem a desenvolver o olhar e percepção. Nesses casos o processo de observação é fundamental.

É recomendável montar atividades que sigam uma linha visual diferenciada, apresentar obras de artistas famosos pode ser uma ótima opção.

A influência do professor deve se limitar a servir fonte condutora de inspiração para que cada criança a partir da observação e interpretação elabore seu trabalho.

Quanto mais variadas forem as fontes oferecidas mais variado será o repertorio e bagagem cultural das crianças.

Comentários