Roda do Gato e Rato

Roda gato rato

Esta atividade infantil também é muito conhecida apenas como Gato e Rato. Ideal para crianças com pelo menos 5 anos de idade, ela pode ser realizada no parque, no clube, na praça, no salão de jogos ou de festas, dentro de casa, no jardim, no quintal, na garagem, na praia, na chácara ou em muitas outras opções de espaços.

Ótima brincadeira para estimular a agilidade, o foco, o convívio em grupo, a cooperação, a noção de cumprimento de regras e a velocidade, por exemplo, a opção pode contar com no mínimo 8 participantes, entre meninos e meninas.

Para começar esta brincadeira é necessário indicar uma das crianças para fazer o papel do rato e outra pra interpretar o gato. Enquanto isso, o restante da equipe fará uma roda de mãos dadas, com a intenção de formar uma toca.

A atividade se iniciará com um pega-pega que começará entre o rato e o gato, que estarão fora do círculo (da toca).

Como é de costume, o rato será caçado pelo gato, mas sempre que sentir necessidade poderá se refugiar, entrando na toca com a intenção de se proteger e se esconder do predador. O gato não poderá entrar nesta toca, por outro lado ele poderá ao menos tentar alcançar o rato mesmo que pelo lado de fora. Aí a função dos jogadores que estão formando a toca, será proteger o ratinho, fazendo o possível pra abrigá-lo: levantando os braços e fechando as pernas.

Pra deixar a brincadeira mais interessante, a recomendação é aumentar a dificuldade desta atividade: entre as crianças que estão no círculo, uma poderá ser um relógio e o outro colega poderá representar a porta da toca. Esta versão da brincadeira inicia com este diálogo:

Gato: “O Sr. ratinho está?”

Todos: “Não, ele foi comer queijo.”

Gato: “Que horas ele volta?”

A criança que for o relógio falará um horário qualquer. Enquanto os demais giram. Neste momento, o gato vai questionar: “que horas são?” e todos irão responder: “uma hora”, e assim sucessivamente. Quando a hora escolhida finalmente chegar, a criança que é a porta levantará seus braços e o gato, então, terá livre acesso à toca.

Pra compensar, o rato poderá escapar por todas as aberturas, enquanto o gato terá dificuldades pra persegui-lo, pois será impedido pelos outros jogadores.

 

 

Comentários